PESQUISADORES DA UFOP DESENVOLVEM SOFTWARE DE AVALIAÇÃO DA MATURAÇÃO BIOLÓGICA DE JOVENS

Abril 12, 2021
liv

Na prática esportiva, crianças e adolescentes com a mesma idade cronológica podem apresentar ritmos e estágios de amadurecimento muito distintos. A idade biológica nem sempre coincide com a idade cronológica dos jovens. Alguns amadurecem mais rápido do que outros e isto traz consequências não apenas para os alunos/atletas, mas também para as tomadas de decisão dos professores/treinadores. Durante o processo de formação esportiva, é de suma importância para os profissionais de Educação Física conhecer o estágio maturacional e a classificação do jovem na curva de crescimento, comparar a estatura da criança em relação aos seus colegas da mesma idade, saber quando irão atingir ou se já atingiram o pico de velocidade do crescimento (PVC), o quanto ainda irão crescer e qual será a sua estatura adulta. Estas informações são importantes na prática porque apresentam implicações no processo de aquisição das habilidades motoras, na prescrição do treinamento, na identificação e seleção de talentos e na prevenção de lesões.

zac
Prof. Francisco Zacaron Werneck e Prof. Emerson Filipino Coelho, do Laboratório de Estudos e Pesquisas do
Exercício e Esporte (LABESPEE), da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro (EEF-UFOP).

Há evidência científica, por exemplo, mostrando que os treinadores tendem a selecionar jovens atletas biologicamente avançados, os quais no momento da avaliação ou da competição apresentam maior tamanho corporal e maior desempenho motor. No entanto, este viés de seleção baseado apenas naquilo que o treinador observa hoje tem levado a perda de potenciais talentos no esporte. Além disso, os pais dos alunos/atletas tendem a colocar demasiada expectativa sobre seus filhos, acreditando que serão grandes e se tornarão atletas no futuro. Isto é muito comum nas modalidades em que a elevada estatura é um fator determinante para o desempenho, como por exemplo no basquetebol, handebol, voleibol e natação, para citar alguns exemplos. Portanto, a medida de indicadores maturacionais, como a porcentagem atingida da estatura adulta prevista (%EAP) e a idade prevista do PVC, auxiliam na compreensão do processo de amadurecimento dos jovens em direção ao estado adulto, ajudam a estabelecer expectativas realistas, minimizam o risco de julgamentos equivocados, erros no processo de seleção e a exclusão precoce de potenciais atletas. Para isso, os pesquisadores Francisco Zacaron e Emerson Filipino, da Escola de Educação Física da UFOP, desenvolveram o BioFit® - Avaliação da Maturação Biológica.

Utilizando medidas antropométricas simples, como a massa corporal e a estatura da criança e dos pais biológicos, o BioFit consegue estimar o status maturacional, a idade do PVC e prever a estatura que o jovem terá aos 18 anos. O software está baseado em método científico validado e disponível gratuitamente. Permite a emissão de laudo individualizado diretamente da internet e possui tutorial explicativo sobre utilizar e como interpretar os resultados. O BioFit® já possui mais de 3000 acessos e vem sendo utilizado por diversos profissionais, escolas e clubes do Brasil. Acesse https://labespee.ufop.br/atletas-de-ouro e conheça o BioFit®. No livro “Manual do Jovem Atleta1: da Escola ao Alto Rendimento”, organizado a partir dos resultados do Projeto Atletas de Ouro® em parceria com vários autores de diferentes instituições, apresentamos a prática de como avaliar e desenvolver o potencial esportivo de crianças e adolescentes, levando-se em conta o processo de maturação biológica dos escolares e jovens atletas.

Exemplo de resultado individualizado do BioFit®

zac2

1- WERNECK, F.Z.; COELHO, E.F.; FERREIRA, R.M. Manual do Jovem Atleta: da Escola ao Alto Rendimento. Curitiba: CRV, 2020.

Autor da notícia: Prof. Francisco Zacaron Werneck