Histórico

 

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) fica na cidade de Ouro Preto (MG) e foi fundada em 21 de agosto de 1969, após a junção das centenárias escolas de Minas e de Farmácia. Atualmente a UFOP tem três campi: Ouro Preto (MG), Mariana (MG) e João Monlevade (MG) e possui 55 cursos de graduação, sendo 51 presenciais e 4 a distância. São ainda 34 cursos de Mestrado, 15 de Doutorado e 11 opções de especialização. No total, a UFOP conta com mais de 12 mil alunos, cerca de 700 técnico-administrativos e 900 professores, entre efetivos e substitutos.

 

A Educação Física na UFOP tem seu início de modo informal quando alunos das Escolas de Minas e de Farmácia começaram a participar de torneios e campeonatos junto da comunidade ouropretana na década de 20.

 

Entre as décadas de 40 a60, a prática esportiva dentro da UFOP se tornou mais organizada com a fundação da Associação Desportiva da Escola de Minas (ADEM) e a Associação Desportiva da Escola de Farmácia (ADEF), que eram responsáveis por organizar competições internas e representar estas associações em competições externas. 

 

A Educação Física foi implantada na UFOP como disciplina curricular, separado da Escola de Minas e na Escola de Farmácia, no início da década de 1970, em cumprimento do Decreto-Lei nº. 69.450, que determinava a obrigatoriedade dessa disciplina a todos os cursos oferecidos independente do período escolar. Esta inclusão se deu somente após a fundação da UFOP em 21 de agosto de 1969 e tinha uma carga horária muito alta para uma disciplina, com 300 horas/aula para cada curso.

 

Nesta época, porém ainda não havia um órgão específico para coordenar as ações acadêmicas e administrativas da Educação Física, já que a mesma ainda não era plenamente reconhecida pela administração como algo essencial dentro da Universidade.

 

A partir da década de 80 a Educação Física passou a ser mais valorizada como disciplina pela Administração central e por alunos que chegavam à Universidade já tendo praticado algum esporte. Através da Portaria 080/80, de 1º de maio de 1980, a Educação Física foi unificada, ficando sob a coordenação de professores do Centro Desportivo. Esta Portaria oficializou também a implantação do Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto (CEDUFOP), que, além de oferecer a Educação Física como disciplina, era o responsável pela realização de atividades esportivas extracurriculares como olimpíadas universitárias, intercâmbios, campeonatos, eventos entre outros.

 

Estas atividades eram realizadas na quadra da Escola de Farmácia e na Praça de Desportes de Ouro Preto (MG), através de um convênio firmado com o Ouro Preto Tênis Clube (OPTC).

 

Nesta época, a UFOP começou a destinar áreas específicas, mesmo que ainda adaptadas, para a prática da Educação Física no campus. As aulas passaram então a acontecer no antigo Parque Metalúrgico da Escola de Minas, no centro histórico, onde atualmente funciona o Centro de Convenções da UFOP.

 

O crescimento das atividades esportivas dentro da UFOP acabou culminando com a construção de um centro esportivo no campus Morro do Cruzeiro. Em 1986 o CEDUFOP começou a ter suas instalações físicas construídas, trazendo a prática esportiva para dentro do campus Morro do Cruzeiro. A estrutura final foi inaugurada em 1992 e contava com Ginásio poliesportivo, Piscina, vestiários, salas de aulas, salas de Ginástica e quadras polidesportivas. Com esta estrutura disponível ficou mais fácil desenvolver qualquer proposta para a Educação Física disciplina.

 

Esta nova situação acabou servindo para impulsionar o trabalho dos professores de Educação Física e alunos envolvidos com o esporte universitário, o que acabou tornando necessária a criação de um órgão específico que respondesse diretamente pela Educação Física e Desporto dentro da UFOP. O CEDUFOP tinha a função de dar aulas de Educação Física, mas agora com ênfase na prática desportiva mediante a formação de equipas que representassem a UFOP em várias competições esportivas. Os alunos que vinham para a UFOP e chegavam com um bom nível técnico desportivo eram apresentados à proposta de organizar e integrar as equipes da Universidade.

 

Com a criação do CEDUFOP, algumas medidas foram tomadas para valorizar a prática desportiva dentro da UFOP, como a redução da carga horária da Educação Física para 120 horas/aulas divididas em quatro períodos. Para valorizar as equipes desportivas, foram definidos horários de treinamentos para as seguintes modalidades: Futebol, Basquete, Handebol, Atletismo e Natação.

 

 Em 1988 o CEDUFOP foi transformado em Departamento de Educação Física, como forma de dar ainda mais importância a Educação Física como disciplina para os cursos da Universidade, passando a ter um caráter mais acadêmico, mais teórico. Consequentemente, os programas e classes foram reformulados, os objetivos, métodos e conteúdos foram modificados para atender essa nova proposta. Nas aulas teóricas os alunos recebiam ensinamentos sobre as potencialidades e possibilidades da Educação Física, reflexionavam sobre a disciplina e produziam trabalhos manuscritos. Porém, os alunos não tinham uma reflexão sobre a relação Educação Física e a formação profissional já que as atividades físicas não eram englobadas nas outras disciplinas.

 

Com estas modificações, a Educação Física disciplina passou a priorizar os benefícios no plano de saúde e social, com posterior redução da carga horária de 120 para 60 horas/aula, ocorrida no ano de 1996. Neste ano, o Decreto 69.450 deixou de vigorar, sendo substituído pela Lei 9.394/96, que tornava a Educação Física facultativa nos ensinos noturno e superior.

 

Entretanto, até hoje a obrigatoriedade da Educação Física permanece na UFOP, agora somente para os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Geológica. Para todos os outros cursos da Universidade a Educação Física é oferecida de forma facultativa dentro da grade horária do seu respectivo curso.

 

Apesar do trabalho realizado desde a década de 70, a Educação Física como disciplina obrigatória na UFOP seguiu sem contribuir diretamente para a formação profissional dos alunos da Universidade, visto que estes eram dos mais variados cursos da UFOP, o que dificultava planificar qualquer atividade levando em conta as especificidades de formação de cada profissional. Dessa forma, a Educação Física ainda tinha um papel superficial dentro da UFOP. Mesmo com o CEDUFOP, as atividades oferecidas ainda se limitavam basicamente a aulas curriculares e alguns projetos de extensão, enquanto o potencial esportivo, que é notadamente mais motivador e possibilita um mais desenvolvimento de atividades físicas extracurriculares, ainda era pouco explorado.

 

Em 02 de julho de 2004, a Resolução CUNI nº 658, extinguiu o CEDUFOP como Departamento e constituiu-o como Centro, vinculado à Reitoria, tornando-o responsável pelo planeamento, promoção, administração e coordenação acadêmica de programas e projetos de Educação Física e pela implantação da política institucional de Educação Física, Desporto, Recreação e Lazer da Universidade Federal de Ouro Preto. Este pode ser considerado um procedimento acertado, pois fortaleceu o setor, proporcionando atividades mais interessantes que as oferecidas anteriormente.

 

Em 19 de junho de 2008, a UFOP criou os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.

 

Entre 2008 e 2009 o CEDUFOP ampliou a sua estrutura física, passando a contar com uma quadra de Futebol Society e duas quadras de areia para atender as demandas do curso.Em 2014 ainda foram inaugurados o Ginásio externo e o Ginásio de Ginásticas, completando assim toda a estrutura física disponível hoje para receber as aulas de graduação, atividades de extensão e esportivas.

 

Em 30 de abril de 2019, de acordo com a CEPE nº 7.736 e retificada pela resolução CUNI nº 2.210, o CEDUFOP foi extinto e foi criado o Departamento de Educação Física, que foi chamado de Escola de Educação Física (EEF). A nova estrutura administrativa da EEF ficou assim dividida em: Unidade, Departamento de Educação Física e Coordenação de Esportes e Lazer.

 

A EEF abriga os cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física e, futuramente, cursos correlatos na área da saúde. Além disso, administra todos os espaços, instalações e equipamentos destinados ao esporte e lazer da UFOP.