Equipes Universitárias da UFOP

Logo após a criação dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física o a EEF UFOP fechou um convênio com o Governo Federal e o Ministério do Esporte, passando a ser um dos convenios do Programa Segundo Tempo (PST). As duas modalidades oferecidas na Unidade foram: o PST-Padrão, que tinha como público-alvo crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, e o PST-Universitário, que tinha como público-alvo os estudantes universitários que queriam aprender ou praticar alguma atividade física.

O PST-Universitário foi implantado na UFOP e oferecido durante todo ano de 2010, contando com núcleos em Ouro Preto (MG) e Mariana (MG). O PST-Universitário contribuiu diretamente para o retorno do esporte de competição dentro da UFOP, já que com a participação dos alunos da UFOP, algumas equipes começaram a ser formadas e jogos amistosos entre as mesmas começaram a acontecer. No início de 2011 a UFOP já contava com as equipes masculinas e femininas de Futsal, Handebol e Voleibol treinando e jogando regularmente.

Em 2011 a UFOP filiou-se a Federação Universitária Mineira de Desportos (FUME), passando a ter o direito de disputar as competições universitárias organizadas pela federação e pela Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU).

Ainda em 2011 a UFOP lançou o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O PDI previa um plano de desenvolvimento para toda a Universidade e foi previsto para o período entre 2011-2015.

Embasado pelo PDI da UFOP foram criadas as equipes de Basquete, Atletismo, Natação e Xadrez. Em 2012 foi apresentado e aprovado o projeto para a estruturação do Desporto Universitário na UFOP. Este projeto tinha a duração de quatro anos (2012 – 2015) e visava o investimento nas equipes universitárias, garantindo a participação das equipes da UFOP nas competições universitárias até o ano de 2015.

A UFOP ainda participou de forma regular das edições dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs) entre 2012 a 2015 e de 2017 e 2018, sempre alcançando bons resultados no estado. Por esses resultados a UFOP ainda esteve presente em três edições dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) com as equipes de Atletismo, Xadrez e Handebol em 2013/2014/2015.

Em dados do final de 2018, as equipes universitárias apresentavam os seguintes números:

 

. 145 Atletas aproximadamente envolvidos em treinamentos e competições;

. 37 Cursos da UFOP representados, sendo 31 cursos de graduação e 6 cursos de Mestrado;

. Atletas dos 3 campis da UFOP: Ouro Preto (MG), Mariana (MG) e João Monlevade (MG).

 

Entre 2011 – 2018 a UFOP conquistou os seguintes resultados em competições universitárias:

 

MEDALHAS conquistadas nas competições universitárias oficiais (2011 – 2018)

 

JUMs = 50

 

* Ouro: 13

* Prata: 21

* Bronze: 16

 

JUBS = 1

 

* Ouro: 0

* Prata: 1

* Bronze: 0

 

TOTAL: 51 (13/22/16)

 

Além das competições universitárias, as equipes da UFOP ainda conquistaram títulos nos últimos anos em Mariana/MG, Ponte Nova/MG e Belo Horizonte/MG.

 

Os treinamentos das equipes acontecem todos nas instalações da EEF e mais informações como seletivas e calendário, basta clicar no link abaixo (quando disponível)  para fazer o download do arquivo completo em pdf e entrar em contato direto com os responsáveis por cada equipe.