Projeto Ensino de Lutas

 

Para todos que têm interesse na prática de atividade física saudável e regular, pessoas de ambos os sexos, todas as idades, com e sem experiência em qualquer modalidade estão abertas as inscrições para participação no projeto de extensão Ensino de Lutas da UFOP.


Desde 2014, o Projeto de Extensão - Ensino de Lutas é oferecido para toda comunidade acadêmica e ouropretana. O projeto tem como objetivo principal de promover o bem-estar físico, mental e social através das artes marciais, sem fins lucrativos nem competitivos.


As artes marciais são esportes que auxiliam no desenvolvimento do indivíduo, independente da faixa etária. Além das técnicas de cada um dos tipos de luta, fomentam a coordenação motora, condicionamento físico e são difundidos diversos valores e conceitos que seguem para toda a vida.


Atualmente (2023), o projeto conta com a oferta de quatro modalidades: Aikido, Jiu-Jitsu, Kung-Fu e Taekwondo. As aulas são ministradas por monitores de extensão com conhecimentos específicos das artes marciais e de diferentes cursos da UFOP orientados pelo coordenador do projeto professor Dr. Daniel Barbosa Coelho que é Professor do curso de Educação Física da UFOP.


As aulas são gratuitas e oferecidas durante toda semana em horários distintos, a fim de atender o maior número de pessoas possível. Para obter maiores informações de dias e horários pode-se acessar o Instagram do projeto @ensinodelutas.ufop, o site https://eefufop.ufop.br/ ou comparecer à sessão de esportes da EEFUFOP. As inscrições são realizadas no local das aulas e diretamente com os monitores.


Membros da comunidade Ufopiana que tenham conhecimento de alguma arte marcial e que interesse em ofertar essa modalidade junto ao projeto são muito bem-vindos e podem fazer contato também.

 

Local: Tatame do Ginásio de Ginásticas da EEF.

 

Início: 16/01/2023.

 

 

a. Aikidô (Ronan):

 

 

O Aikidô é uma arte marcial japonesa de origem samurai com o objetivo filosófico de harmonizar pacificamente os conflitos (todos) para que não haja necessidade de luta física. No entanto, se isso for inevitável, seu objetivo marcial é a sobrevivência, sobretudo no que tange a múltiplos ataques como acontecia nos campos de batalha na época dos lendários samurais. Se trata da máxima eficiência com o mínimo de esforço.

 

Não há competições no Aikidô pois primeiro temos de vencer nossos próprios inimigos internos (medo, preguiça, raiva, impaciência, ansiedade, stress, tristeza, preocupações, angústias, culpas, vergonha etc.). Uma vez, alcançado este objetivo, não faz mais sentido lutar contra outrem por nenhuma medalha ou troféu. A luta é pela sobrevivência e/ou para proteção, principalmente de quem não pode se defender sozinho.

 

3ª e 5ª feiras das 19:30h às 21h.

 

 

b. Jiu Jitsu (Augusto):

 

. 2ª feiras das 9h às 10:30h
. 3ª feiras das 17h às 18:30h.
. 4ª feiras das 19h às 20:30h.
. 5ª feiras das 9h às 10:30h.
. 6ª feiras das 19h às 20:30h.
. Sábados das 10h às 11:30h.

 

Mais informações: Instagram.

 

c. Karatê (Alexsandro):

 

. Não há oferta nesse semestre (2023/1).

 

d. Taekwondo (Lara):

 

. 6ª feiras das 17:30h às 19h.

 

e. Kung Fu (Leonardo):

 

. 2ª e 6ª feiras das 17h às 19h.
. 4ª feiras das 19h às 21h.