Projeto Ensino de Lutas

O Ensino de Lutas marca presença na UFOP. Semanalmente, no Ginásio de Ginásticas da EEF, são ministradas aulas para toda a comunidade de três modalidades de luta: Aikido, Karatê e Jiu-Jitsu. As aulas são oferecidas de forma inclusiva, ou seja, de acordo com as capacidades físicas dos praticantes.

Conhecidas por melhorar a coordenação motora, aumentar a resistência do organismo e oferecer condicionamento físico muscular e cardiovascular, as artes marciais trazem muitos benefícios, além do aprendizado de um método de defesa pessoal.

O projeto funciona com aulas durante a semana em horários variados. Também ocorrem seminários teórico-práticos sobre as modalidades e competições dentro e fora da UFOP para àqueles que têm interesse. As inscrições devem ser feitas no local das aulas, diretamente com os monitores, enquanto houver vagas. O custo semestral (6 meses) do curso é de 50 reais.

As aulas são ministradas por monitores especialistas nas artes marciais e coordenado pelo prof da EEFUFOP Prof. Dr. Daniel Coelho. Esses monitores são alunos da UFOP que têm algum conhecimento específico das modalidades.

Outros alunos e TA`s que sejam praticantes de artes marciais e que gostariam de oferecer essas aulas como monitores voluntários, podem nos procurar para que possamos conversar sobre essa possibilidade. Todos são muito bem vindos.

Local: Tatame do Ginásio de Ginásticas da EEF.

 

* Início: 05/04/2022

 

* Inscrição: Projeto gratuito, inscrição com os monitores no horário das aulas;

* Público alvo: Comunidade universitária e ouropretana em geral;

* Coordenador: Daniel Barbosa Coelho;

* Aluno responsável: Augusto César dos Santos Nascimento (Jiu jitsu), Alexsandro da Silva Assis (Karatê), Ronan Massmann (Aikidô).

* Local das aulas: Tatame do Ginásio de Ginásticas da EEF;

* Vestuário: Não é obrigatório o uso Kimono para a prática do esporte. Recomenda-se apenas roupas adequadas a prática de exercícios físicos.

 

* Horários das aulas: 

 

 

* Aikidô (Ronan):

 

 

O Aikido é uma arte marcial japonesa de origem samurai com o objetivo filosófico de harmonizar pacificamente os conflitos (todos) para que não haja necessidade de luta física. No entanto, se isso for inevitável, seu objetivo marcial é a sobrevivência, sobretudo no que tange a múltiplos ataques como acontecia nos campos de batalha na época dos lendários samurais. Se trata da máxima eficiência com o mínimo de esforço. 

Não há competições no aikido pois primeiro temos de vencer nossos próprios inimigos internos (medo, preguiça, raiva, impaciência, ansiedade, stress, tristeza, preocupações, angústias, culpas, vergonha, etc). Uma vez, alcançado este objetivo, não faz mais sentido lutar contra outrem por nenhuma medalha ou troféu. A luta é pela sobrevivência e/ou para proteção, principalmente de quem não pode se defender sozinho. 

 

3ª e 5ª feiras das 21h às 22:30h

 

 

* Jiu Jitsu (Augusto):

2ª, 4ª e 6ª feiras das 17:30h às 19h;

4ª feiras das 19:30h às 21h;

6ª feiras das 07h às 08h (iniciação).

 

Mais informações: Instagram. 

 

* Karatê (Alex):

 

3ª e 5ª feiras das 09h às 10h.

 

JJUFOP