O Ensino de Lutas marca presença na UFOP. Semanalmente, no Ginásio de Ginásticas da EEF, são ministradas aulas para toda a comunidade de três modalidades de luta: Aikido, Karatê, Jiu-Jitsu, Taekwondo e Kung Fu. As aulas são oferecidas de forma inclusiva, ou seja, de acordo com as capacidades físicas dos praticantes.
Conhecidas por melhorar a coordenação motora, aumentar a resistência do organismo e oferecer condicionamento físico muscular e cardiovascular, as artes marciais trazem muitos benefícios, além do aprendizado de um método de defesa pessoal.
O projeto funciona com aulas durante a semana em horários variados. Também ocorrem seminários teórico-práticos sobre as modalidades e competições dentro e fora da UFOP para àqueles que têm interesse. As inscrições devem ser feitas no local das aulas, diretamente com os monitores, enquanto houver vagas.
As aulas são ministradas por monitores especialistas nas artes marciais e coordenado pelo Prof. da EEFUFOP Prof. Dr. Daniel Coelho. Esses monitores são alunos da UFOP que têm algum conhecimento específico das modalidades.
Outros alunos e TA’s que sejam praticantes de artes marciais e que gostariam de oferecer essas aulas como monitores voluntários, podem nos procurar para que possamos conversar sobre essa possibilidade. Todos são muito bem-vindos.
Local: Tatame do Ginásio de Ginásticas da EEF.
Início: 16/01/2023.
Vestuário: Não é obrigatório o uso Kimono para a prática do esporte. Recomenda-se apenas roupas adequadas a prática de exercícios físicos.
a. Aikidô (Ronan):
O Aikido é uma arte marcial japonesa de origem samurai com o objetivo filosófico de harmonizar pacificamente os conflitos (todos) para que não haja necessidade de luta física. No entanto, se isso for inevitável, seu objetivo marcial é a sobrevivência, sobretudo no que tange a múltiplos ataques como acontecia nos campos de batalha na época dos lendários samurais. Se trata da máxima eficiência com o mínimo de esforço.
Não há competições no Aikido pois primeiro temos de vencer nossos próprios inimigos internos (medo, preguiça, raiva, impaciência, ansiedade, stress, tristeza, preocupações, angústias, culpas, vergonha etc.). Uma vez, alcançado este objetivo, não faz mais sentido lutar contra outrem por nenhuma medalha ou troféu. A luta é pela sobrevivência e/ou para proteção, principalmente de quem não pode se defender sozinho.
3ª e 5ª feiras das 19:30h às 21h
b. Jiu Jitsu (Augusto):
. 2ª feiras das 09h às 10:30h;
. 4ª feiras das 18h às 19:30h;
. 6ª feiras das 19h às 20:30h.
Mais informações: Instagram.
c. Karatê (Alexsandro):
. 2ª e 4ª feiras das 20h às 21h.
d. Taekwondo (Lara):
. 6ª feiras das 15h às 17h.
e. Kung Fu (Leonardo):
. 2ª e 6ª feiras das 17:30h às 18:40h;
. 4ª feiras das 19:30h às 20:40h.