PROJETO ATLETAS DE OURO® RECEBE PRÊMIO EM BRASÍLIA

Abril 18, 2022
fl

 

Em Dezembro de 2021, o Projeto Atletas de Ouro® foi premiado em 2º lugar no  IV Concurso de Artigos Científicos da Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados, na categoria Esporte de Rendimento e Indústria do Esporte.

O Projeto Atletas de Ouro® é uma marca registrada da UFOP, sob coordenação dos professores Francisco Zacaron e Emerson Filipino da Escola de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa científica de desenvolvimento tecnológico e inovação que tem por finalidade avaliar o potencial esportivo de crianças e adolescentes e auxiliar os professores-treinadores no desenvolvimento dos seus alunos-atletas. O objetivo do trabalho foi apresentar os resultados obtidos no CMJF – Colégio Militar de Juiz de Fora, fruto de um Acordo de Cooperação celebrado entre o Ministério da Defesa – Exército Brasileiro e a Universidade Federal de Ouro Preto. 

No CMJF, a pesquisa é liderada pelo professor Luciano Miranda. Entre 2015 e 2019, cerca de 3 mil alunos de 10 a 19 anos participaram da bateria de testes do Projeto Atletas de Ouro® (https://www.youtube.com/watch?v=xQUKP8Zawgk&t=15s). O GoldFit, sistema inteligente desenvolvido para estimar o potencial esportivo dos alunos, identificou 14% dos escolares com elevado potencial esportivo os quais tinham três vezes mais chances de serem medalhistas em competição. Neste período, um aluno do CMJF tornou-se atleta profissional de futebol. As ações de orientação e desenvolvimento do potencial esportivo dos alunos foram positivas para a Educação Física escolar e para o desempenho do CMJF em competições escolares. A meta é ampliar o Projeto Atletas de Ouro® para outras escolas, clubes e programas como ferramenta de identificação e desenvolvimento de talentos esportivos.

Acesse o artigo na íntegra: https://e-legis.camara.leg.br/cefor/index.php/e-legis/article/view/805/1097

fl

ouro

ouro

Ver também: Destaque