Alunos do curso de Educação Física representaram a UFOP no 25º Encontro Nacional de Recreação e Lazer, o ENAREL 2013.

Novembro 20, 2013
ENAREL 2013

O ENAREL, encontro anual que reúne as maiores autoridades em Lazer e Recreação do Brasil, chegou a sua 25ª edição, exatamente quando a Constituição Federal também completa 25 anos. O encontro foi realizado no SESC Estalagem das Minas Gerais, em Ouro Preto.

A palavra lazer é derivada do latim “licere”, que significa “ser lícito” ou “ser permitido”.O direito ao lazer está na Constituição – artigo 6º,caput, artigo 7º, IV, artigo 217, § 3º, e artigo 227.O lazer está inserido no capítulo dos Direitos Sociais, e este, por sua vez, está inserido no Título dos Direitos Fundamentais.

O lazer como direito social foi o tema do 25º ENAREL. Os discentes Marcone Rodrigues e Gustavo Eleutério, graduandos do curso de Educação Física da UFOP, apresentaram trabalhos no evento.

“O resgate de brincadeiras tradicionais utilizando os conteúdos culturais do Lazer para elaboração de atividades de uma colônia de férias em Ouro Preto/MG”  foi o trabalho apresentado pelo discente Marcone Este trabalho é resultado de intervenções realizadas na colônia de férias do OPTC, realizada em julho de 2013.

“Conteúdo virtual? Espaço virtual? As potencialidades do virtual nas intervenções reais no Lazer”  foi o trabalho apresentado pelo discente Gustavo Eleutério. O trabalho partiu da experiência de aulas da disciplina Lazer e Educação Física, em que os discentes foram estimulados a elaborar propostas de intervenção corporal a partir de jogos virtuais. As possibilidades apresentadas deram origem à reflexão de que o virtual pode ser ambiente e/ou interesse cultural, especialmente utilizando games que permitem a inserção do jogador na dinâmica do jogo, como as plataformas do Xbox e do Wii.

A pesquisadora Gisele Maria Schwartz, da UNESP, que propõe o virtual enquanto interesse cultural do lazer, esteve presente ao evento e contemplou os trabalhos apresentados pelos discentes da UFOP, estabelecendo novos diálogos.

 

AUTORIA DA INFORMAÇÃO: Maria Cristina Rosa e Gustavo Eleutério

 

Ver também: Destaque