UFOP tem participação de destaque no JUMs 2024.

Abril 2, 2024

Atletismo2024

FutsalF

FutsalM

Handebol2024

Na última semana aconteceram os Jogos Universitários Mineiros (JUMs), na cidade de Monte Carmelo/MG. A competição, organizada pela FUME, contou com a participação de 14 IES: UFOP, UFU, UFU campus Monte Carmelo, UFV, UFV - campus Rio Paranaíba, UFMG, UNITRI, UNIFEI, UFLA, UFJF, Faculdade UNIFUCAMP, Faculdade Universo, Faculdade Pitágoras/Anhanguera e IF Sul de Minas - campus Muzambinho.

A UFOP levou 53 atletas, representando 17 cursos da universidade, que competiram nas seguintes modalidades: Atletismo feminino e masculino, Futsal feminino e masculino, Handebol masculino e Taekwondo feminino.

A equipe de Atletismo da UFOP, após 9 anos sem participar do JUMs, obteve resultados significativos, destacando-se a medalha de prata nos 800m pela atleta Samela Amaral, aluna do curso de Ciências da Computação, que também conquistou o 4º lugar geral no salto em distância. O atleta Carlos Eduardo, aluno do curso de Medicina, ficou em 5º nos 100m e nos 200m, enquanto as equipes de revezamento 4x100m e 4x400m masculinas alcançaram o 5º e 4º lugares, respectivamente.

A equipe de Futsal feminino conquistou o 3º lugar geral após vencer a equipe da UFMG por 3x1, igualando o melhor resultado obtido pela modalidade em 2018.

O Handebol masculino terminou em 6º lugar geral, sendo eliminado na fase de grupos.

A aluna Lara Peixoto, do curso de Engenharia Urbana, se sagrou tricampeã no Taekwondo feminino categoria até 57kg e vai representar a UFOP novamente no JUBs (Jogos Universitários Brasileiros), que vai acontecer na capita federal Brasília/DF em outubro desse ano.

Outra equipe da UFOP que estará presente novamente no JUBs é o Futsal masculino, que se sagrou bicampeão mineiro de maneira invicta (4 vitórias e 1 empate) após vencer a UFU na final por 2x1. O Futsal masculino participou do JUBs em 2023, sagrando-se campeão da 3ª divisão, e esse ano vai disputar a 2ª divisão como representante de Minas Gerais na competição.

As equipes da UFOP seguirão treinando para se preparar para o calendário esportivo em 2024 e as informações específicas de cada modalidade você encontra no link: https://eefufop.ufop.br/equipes-esportivas-0