Projeto da EEF é homenageado na Câmara Municipal de Ouro Preto

Junho 13, 2024

Foi realizada, no dia 29 de maio, a entrega de Títulos de “Cidadania Honorária” e diplomas de “Honra ao Mérito” edição 2024, pela Câmara Municipal de Ouro Preto. O evento ocorreu no Centro de Convenções da UFOP e o projeto de extensão Futsal UFOP foi agraciado com o diploma de "Honra ao Mérito", concedida pelo Vereador Renato Zoroastro, por causa do seu trabalho realizado com o Futsal ouropretano.

A ação Futsal UFOP é um projeto vinculado ao programa Esporte UFOP, que visa atender à crescente demanda da modalidade dentro da UFOP, atendendo desde crianças e jovens até adultos, universitários ou não, atuando como ação da Escola de Educação Física (EEFUFOP) em conjunto ao edital anual de ações extensionistas da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

O Futsal UFOP se divide em três ações: 1) Escola de Futsal UFOP, projeto de extensão que aconteceu na EEFUFOP entre 2013 e 2020, retornando em 2022 e que atende crianças e adolescentes ouropretanos dos 04 aos 17 anos; 2) Futsal universitário, com as equipes adultas feminina e masculina da UFOP que competem desde 2010 em competições universitárias ou não, representando a UFOP; c) Treinamento de Goleiros UFOP, treinamento específico técnico e tático de goleiros de Futsal, trabalhando com a iniciação ou competição, atendendo a uma demanda atual das ações de Futsal na EEF.

No âmbito acadêmico, o projeto já gerou mais de 30 trabalhos acadêmicos e participou de mais de 15 eventos científicos, seja nacional ou internacional. A metodologia de trabalho do projeto já foi apresentada em cursos nacionais e internacionais de Treinadores de Futsal, além de Licenças oficiais ministradas pela CBFS Academy. Os treinos do projeto também têm contribuição direta em várias disciplinas dos cursos de Educação Física da UFOP.

No âmbito esportivo, o projeto já enfrentou equipes de Ouro Preto/MG, Mariana/MG, Catas Altas/MG, Ouro Branco/MG e Cachoeiro do Campo/MG, além de equipes internacionais do Cazaquistão, China, Tailândia e Estados Unidos, todas vinculadas ao Departamento de Negócios Internacionais do Cruzeiro Esporte Clube/BH. Além disso já participou de 6 edições da Copa OPTC de Futsal, maior evento esportivo das categorias de base de Ouro Preto/MG. As equipes do projeto, todas representando a UFOP, já conquistaram torneios municipais, regionais, estaduais e nacionais.

3 ex-atletas do projeto hoje são alunos da UFOP e 5 ex-professores do projeto hoje estão inseridos no mercado nacional e internacional do Futsal e Futebol.

No âmbito social, o projeto já atendeu mais de 500 crianças ouropretanas dos 04 aos 17 anos, além de alunos universitários dos campi Ouro Preto e Mariana da UFOP. Hoje, o projeto conta com 119 atletas em suas 3 ações.

O projeto é gratuito, misto e os treinos acontecem nas quadras da EEF.

O projeto conta com perfis oficiais no IG (@futsalufop), no YouTube (Futsal UFOP) e no Facebook (Escola de Futsal UFOP), que divulgam o trabalho realizado em seus treinos.

Na foto estão o Vereador Renato Zoroastro, Priscila Fernandes (aluna do curso de Educação Física, Professora do projeto e atleta da equipe feminina adulta da UFOP), Igor José (aluno do curso de Educação Física, Professor do projeto e atleta da equipe masculina adulta da UFOP), Giancarllo Pinheiro (aluno do curso de Educação Física e Professor do projeto) e João Pedro Silva (aluno do curso de Educação Física e Professor do projeto).

Ver também: Destaque