
O evento aconteceu no dia 10/10/2019 nos três ginásios da Escola de Educação Física da UFOP. A organização foi realizada pelos discentes dos cursos de Educação Física da UFOP matriculados na disciplina de LUTAS no segundo semestre letivo de 2019, ministrada pelo professor Daniel Coelho. O evento contou com o apoio e a colaboração dos alunos do PIBID - UFOP subprojeto de Educação Física que é coordenado pelo professor Emerson Cruz de Oliveira. Este foi o 13º evento de lutas, que ocorre há sete anos como parte da disciplina e partiu dos alunos a grande ideia de receber alunos da comunidade para conhecerem e usufruírem da estrutura da universidade. Assim a parceria com PIBID foi selada para aproveitar a expertise no recebimento dos alunos e o bom relacionamento com as escolas que esse projeto desfruta.
O evento foi gratuito e aberto a toda comunidade ouropretana que quisesse assistir a atividade. Foram recebidos alunos (as), professores (as) e funcionários (as) das Escolas Municipais Simão Lacerda, Professor Adhalmir Santos Maia, Tomás Antônio Gonzaga. As atividades ocorreram de manhã e de tarde com o comparecimento de cerca de 190 alunos.
Segundo o professor Emerson Cruz de Oliveira, que já havia realizado atividades semelhantes à frente do PIBID, esse movimento de trazer as escolas para o interior da universidade traz benefícios para nossos alunos que aprendem na prática a organização de uma atividade como essa e todas as dificuldades envolvidas em receber tantas pessoas ao mesmo tempo. Corroborando essa visão, o professor Daniel Coelho chama a atenção para outro ganho que ocorre para as crianças, que se divertem e ainda ouvem no final do dia palavras afirmando que a “universidade é um patrimônio que pertence à comunidade e que há pessoas trabalhando para mantê-la assim até que essas crianças possam crescer e vir desfrutar desse espaço”.
Os discentes cuidaram da divulgação e criaram um perfil no Instagram no qual vídeos e fotos podem ser visualizados @aulaodelutas
O lema da do evento era: quem luta não briga!
Os créditos das fotos pertencem à discente ALANA PATRICIA DE FREITAS CAMELO.