
O trabalho de iniciação científica intitulado “GOLDFIT SOCCER: Sistema Especialista de Identificação de Talentos no Futebol” foi apresentado pela aluna Larissa Vianna da Silva e eleito o melhor trabalho na II Mostra de Inovação e Tecnologia, durante o Encontro de Saberes 2021 da Universidade Federal de Ouro Preto, realizado de modo remoto entre os dias 29 de Novembro a 03 de Dezembro, na UFOP Aberta. A pesquisa é coordenada pelo Prof. Francisco Zacaron da Escola de Educação Física da UFOP, em parceria com os professores Emerson Filipino (EEF) e Rodrigo Pedrosa (DECOM).
Este estudo, parte integrante do Projeto Atletas de Ouro®, tem por finalidade a criação de um software inovador para identificação de talentos no futebol e já possui resultados que comprovam a sua validade preditiva, os quais serão apresentados no Congresso Olímpico Brasileiro, em março deste ano. Múltiplos indicadores do potencial esportivo foram coletados por meio de uma bateria de testes de modo sistemático ao longo dos anos em jovens futebolistas e resultaram em um modelo matemático que estima a probabilidade de sucesso dos atletas.
Atualmente, o projeto encontra-se na fase de migração de linguagem computacional, que irá otimizar a gestão dos dados e a obtenção de escala. O GoldFit Soccer tem como principal finalidade auxiliar os treinadores nas tomadas de decisão em relação a identificação, seleção e desenvolvimento de jovens futebolistas. A perspectiva é de que sejam realizadas parcerias com clubes de futebol e demais instituições em busca de novos talentos.
Para assistir a apresentação do trabalho, acesse https://www.youtube.com/watch?v=wOS0zSW_OFc
Para conhecer a metodologia do GoldFit Soccer, acesse https://youtu.be/xMgUYqHtgEI
Maiores informações, entre em contato com nossa equipe: f.zacaron@ufop.edu.br
melhor_trabalho_mit_-_larissa.pdf | 1.12 MB |